Instituto Pensar - Vice de Biden, Kamala culpou Bolsonaro por queimadas na Amazônia

Vice de Biden, Kamala culpou Bolsonaro por queimadas na Amazônia

por: Mônica Oliveira 


Antes mesmo de ser escolhida candidata, a senadora Kamala Harris já manifestava preocupação com questões ambientais globais, como a Amazônia. Photo by Ethan Miller/Getty Images

Antes mesmo de ser definida como vice na chapa de Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, a senadora Kamala Harris já manifestava preocupação com questões ambientais globais, como a Amazônia.

No dia 23 de agosto de 2019, Harris culpou o presidente Jair Bolsonaro pelas queimadas na Amazônia e afirmou que ele deveria "responder pela devastação”.

Só naquele mês, em sua conta no Twitter, Kamala publicou, por três dias diferentes, questionamentos sobre a postura do presidente Bolsonaro em relação aos incêndios. Segundo O Globo, na ocasião ela defendeu que os EUA suspendessem negociações de acordos comerciais com o Brasil.

Leia também: Orçamento do Ibama deve cair 43% em 2021

Harris compôs o grupo de 11 senadores que, em setembro, assinaram uma carta ao representante de Comércio da Casa Branca, Robert Lighthizer, exigindo a suspensão.

"O presidente Bolsonaro do Brasil deve responder por esta devastação. A Amazônia gera mais de 20% do oxigênio do mundo e é o lar de um milhão de indígenas. Qualquer destruição afeta a todos nós”, escreveu a democrata em postagem no Twitter no dia 23 de agosto de 2019, junto a um vídeo com cenas e incêndios na floresta.

Segundo dados do Inpe, o número de focos de incêndio florestal aumentou 83% entre janeiro e agosto de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018.

"Enquanto a Amazônia queima, o presidente do Brasil, como Trump, que permitiu que madeireiros e mineradores destruíssem a terra, não está agindo. Trump não deve buscar um acordo comercial com o Brasil até que Bolsonaro reverta sua política catastrófica e resolva os incêndios. Precisamos de liderança americana para salvar nosso planeta”, afirmou a senadora em 24 de agosto.

Em outra postagem, no dia 27 de agosto, ela acusou Donald Trump de falhar em oferecer liderança diante das queimadas no Brasil.

"O presidente Bolsonaro encorajou ativamente os incêndios na Amazônia e rejeitou a ajuda do G-7 para combatê-los. Trump apenas prometeu seu total apoio a Bolsonaro. Em um momento em que o planeta depende da liderança americana, Trump falhou.”

As mensagens da candidata democrata a vice estão alinhadas ao líder da chapa, Joe Biden, que lidera as pesquisas para a Casa Branca. "Os incêndios que atingiram a Amazônia no verão passado foram devastadores” disse Biden à revista Américas Quarterly.

Ao periódico, ele disse que, caso leve a disputa, em seu governo "reunirá o mundo para garantir que o meio ambiente fique protegido”, em clara mensagem ao governo Bolsonaro para que não falhe como protetor da Amazônia.

Com informações de O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: